Notícias
Ação em praça pública marca o final de Setembro.
Secretarias da Prefeitura Municipal de Brasileira realizam ação conjunta para finalizar o setembro amarelo.
Data de Publicação: 04/10/2023
Município de Brasileira finaliza o mês de preservação a vida com um resultado satisfatório. Durante todo o mês de setembro foram realizadas palestras, rodas de conversas, mesas de escuta e diagnósticos prévios de possíveis problemas relacionados a autoestima, vitalidade e saúde mental.
As escolas municipais Gil de Sousa Meneses, Constância Rosa de Meneses no Mocambinho, a Escola Municipal Assentamento Boa Esperança e o anexo da Constância no Poção, receberam visitas da psicóloga Elisa Nunes e o Psicólogo Jayro Fausto, realizando uma sequência de ações tratando do tema
O principal objetivo do setembro Amarelo é desmitificar o tabu que existe envolvendo o suicídio, pois, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, tirar a própria vida já é a segunda principal causa da morte em todo mundo para pessoas de 15 a 29 anos de idade, um problema de saúde pública que a sociedade enfrenta causado, principalmente, pelo desconhecimento das pessoas sobre as causas do suicídio e os tratamentos para evitar que ele aconteça.
Dessa forma, o setembro amarelo é um mês de diálogo, é um mês que busca elaborar/criar ações que envolvem o tema, mostrando às pessoas que sofrem com pensamentos suicidas que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução. Simultaneamente conscientizar famílias, amigos, escola, grupos de trabalho e profissionais, sobre a importância de reconhecerem os sinais de pessoas com intenção suicida, para que estejam dispostos e preparados para abordar o tema e encaminhar o indivíduo para um tratamento onde receberá ajuda especializada. Assim sendo, acredita-se que o diálogo, a conversa, podem proporcionar novas alternativas, ou seja, ajudar o indivíduo a visualizar novas perspectivas, evitando que ele tome medidas mais drásticas para solucionar a situação.






