18 de Outubro de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

I Corrida contra o Feminícidio.

Prefeitura Municipal de Brasileira por meio da Secretaria da Mulher e Diversidade de gênero realaiza a primeira corrida contra o feminicído.

Brassileira na luta contra o  Feminicídio.

Evento de suma importância reuniu mais de 500 pessoas numa manhã de domingo: a 1ª Corrida contra o Feminicídio, idealizada pela Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí e promovida pela Secretaria da Mulher e da Diversidade de Gênero de Brasileira e pela Prefeitura Municipal de Brasileira.

Feminicídio é a forma mais extrema e cruel de violência contra a mulher, onde ela é assassinada simplesmente por ser mulher. No Brasil, a cada 15 horas, uma mulher é vítima de feminicídio. O estado do Piauí registrou o maior crescimento nos crimes ligados a gênero em 2023, com 202 casos.

Estamos aqui hoje para dizer basta. Cada passo que damos nesta corrida é um grito de justiça, um ato de resistência e solidariedade. É um compromisso com a vida de todas as mulheres, é uma promessa de que vamos lutar por um futuro sem violência de gênero.

Sabemos que combater o feminicídio é urgente e necessário. Precisamos nos unir, mobilizar a sociedade, educar nossas crianças e jovens sobre o respeito e a igualdade. Precisamos apoiar as mulheres, dar-lhes voz, força e proteção.

Ao correr, lembre-se de cada mulher que perdeu sua vida para o feminicídio. Lembre-se de que cada passo é um símbolo de nossa luta, de nossa determinação em criar um mundo melhor e mais seguro para todas as mulheres.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual da Mulher, a secretária municipal e também a prefeita de Brasileira Carmen Gean Veras de Meneses.