28 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Reunião de Alinhamento entre município e empresa Marangatu 1 e 2.

Prefeita Carmen Gean e secretariado realizam reunião de alinhamento para solucionar problemas gerados pela implantação do Parque Solar Marangatu 1 e 2.

A Prefeita Carmen Gean esteve reunida na última terça-feira (12/03) com os diretores do Complexo Marangatu 1 e 2, responsáveis pela implantação do Parque Solar no município de Brasileira. Na reunião esteve presentes, a engenheira do município, Maísa Memória, o morador da comunidade Saco, representando a comunidade o professor Aldroado (Dodó), Clenaldo representando as comunidades Piçarra, Jabuti e Água da Abelha (principais afetadas), o ouvidor municipal Amauri Brandão, o secretário de saúde, Alan Juciê e alguns representantes da secretaria de Meio Ambiente.

A reunião teve como pauta os impactos ambientais gerados nas proximidades do parque solar; a prefeitura vem há mais de três meses dialogando e cobrando da empresa providências com relação às más condições das estradas, os alagamentos provocados pela água impossibilitada da filtração devido às árvores desmatadas, bem como os danos causados aos moradores como perdas de suas cercas, plantações. Os diálogos e discussões sobre esses problemas foram bastante produtivos e a empresa finalmente apresentou soluções para os problemas, sinalizando as soluções para cada ponto de alagamento, conforme mostra documento apresentado, em contrapartida a Prefeitura vai continuar mantendo esse diálogo para que o que ficou acordado entre as partes seja cumprido pela empresa.

Dentre as medidas apresentadas pela empresa estão: levantamento das famílias que sofreram os danos e realizar as devidas indenizações; com relação aos estragos nas estradas o compromisso foi de instalar bueiros, elevação do nível das estradas.

Com esse projeto a empresa assumiu o compromisso com a prefeitura de em 30 dias realizar os levantamentos precisos do que será necessário para então tomar as providências e assim solucionar os problemas apresentados. Na certeza de que o bom diálogo e parceria com a empresa se mantenha a reunião encerrou num clima de animosidade e responsabilidade definidas entre o município e a empresa Marangatu 1 e 2.

RELATÓRIO DE ÁREAS AFETADAS